domingo, 25 de abril de 2010


Encontro Brasileiro de Teatro de Rua mobiliza
artistas e encanta o público gaúcho!
Está confirmado o 7º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, que ocorre de 1 a 6 de Maio em Canoas – RS. O principal objetivo da organização do evento é apresentar, pensar e planejar o teatro de Rua, através de uma mostra de 17 peças teatrais brasileiras e do Mercosul, além de fomentar a arte e os artistas através de encontros e debates sobres os temas pertinentes a arte teatral ao ar livre.
Entre as apresentações estão confirmados importantes grupos nacionais como Cirquinho do Revirado (SC), Mamulengo da Folia (PE), Cia Circo Teatro Capixaba (ES), Bando La Trupe de Natal/RN e do Mercosul, como Grupo Circo Vê de Buenos Aires – Argentina.
As atrações estaduais ficam com os grupos De Pernas Pro Ar (Canoas), Cia TIA (Canoas), Timbre de Galo (Passo Fundo) Hora Vaga (Garibaldi), Ueba - Produtos Notáveis (Caxias do Sul). Da capital apresentam-se a Oigalê Cooperativa de Artistas, Grupo Manjericão, Grupo Mototóti, Povo da Rua teatrodegrupo, Cambada do Teatro em Ação Direta Levanta Favela..., Cia. UmPédeDois e Cia. Teatro Di Stravaganza.
O Encontro ainda recebe, além de um articulador de Teatro de Rua de cada estado brasileiro, o Núcleo de Pesquisadores de Teatro de Rua.
As apresentações, todas gratuitas, irão ocorrer entre os dias 1 e 3 de maio, respectivamente, no Parque Eduardo Gomes, Praque Capão do Corvo e Centro de Canoas, nas proximidades Calçadão/Prefeitura e os debates dos membros da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR - acontecerão na sede da AABB.
O 7º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e o 1º Encontro de articuladores do Mercosul é uma realização da RBTR e da RBTR-RS, com apoio da Prefeitura Municipal de Canoas e Ministério da Cultura - Funarte.
A RBTR
A Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR tem por missão lutar por políticas públicas de cultura, com investimento direto do Estado em todas as instâncias: Municípios, Estados e União, para garantir o acesso aos bens culturais, em especial o teatro de rua, a todos os cidadãos brasileiros construindo assim um país mais justo.
Em seus objetivos, procura promover a produção, a difusão, a formação, o registro, a circulação e a manutenção de grupos de teatro de rua e de seus fazedores.
A RBTR surgiu em 2007 e é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. O intercâmbio da RBTR ocorre de forma virtual, mas suas deliberações são realizadas em encontros presenciais. Atualmente, a RBTR esta articulada em 21 estados da nossa federação, com aproximadamente 500 articuladores.

Mais Informações
www.rbtrrs.com.br
http://redeteatroruars.blogspot.com/
www.twitter.com/rbtr_rs


Programação do Evento


Dia 1 de Maio – Apresentações Artísticas


Histórias de Circo sem Lona
Cia TIA – Canoas/RS


Três palhaços sem eira nem beira, que não tem muitos dotes tem que encontrar uma maneira de conquistar o pão de cada dia... e assim o homem vai vivendo, equilibrando-se entre os contrários, compreendendo a necessidade de “ganhar o pão com o suor de seu rosto”, mas criando mecanismos para escapar das pressões cotidianas, reagindo ao exagero dos puritanos e se contrapondo a tristeza e a violência do mundo.


Direção Coletiva
Horário: 10h
Local: Parque Eduardo Gomes




Caravana da Ilusão
Povo Da Rua TeatroDeGrupo – Porto Alegre/RS


Numa estrada deserta uma trupe de artistas mambembes se deparam com os caminhos que se bifurcam, a encruzilhada. De imediato a dúvida, o medo e a ansiedade por renovações e descobertas, e em meio de sentimentos e ilusões os desenlaces da trupe se materializa através de uma cigana encantadora e amaldiçoada.


Direção: Fernando Kike Barbosa
Horário: 11:15
Local: Parque Eduardo Gomes



Circo VE, Prismáticos
Galpon VE – Buenos Aires - Argentina

O jogo convoca e existe através de dois palhaços, criando um universo de se desenvolve através da ação. O público é parte do espetáculo, sendo convocado a jogar permanentemente, tomando partido sobre a cena.

Direção: Eduardo Bertoglio
Horário: 14h
Local: Parque Eduardo Gomes


Auto da paixão e da Alegria
Grupo Timbre De Galo – Passo Fundo/RS


Sinopse: O espetáculo é uma divertida comédia feita a partir de versões populares das estórias da Paixão de Cristo. A peça narra de forma divertida o exemplo de conduta humana deixado pela passagem de Jesus Cristo na terra, a partir do imaginário da cultura popular brasileira. Cantando e dançando, cria-se e recria-se o enredo em benefício da alegre inventividade das versões populares e profanas.


Direção: Edimar Rezende
Horário: 15h
Local: Parque Eduardo Gomes



Amor Por Anexins
Cirquinho Do Revirado – Criciúma/SC


Sinopse: Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês através de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por causa do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar em versos durante meia hora.


Direção: Lourival Andrade.
Horário: 16h
Local: Parque Eduardo Gomes

A Festa da Rosinha Boca Mole
Mamulengo da Folia – Canhotinho/PE


O Coronel Liborio celebra o casamento de sua filha Rosinha boca mole com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa é realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o fut como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Rosinha casar com ele. A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa, dando mais sabor à brincadeira.

Direção: Danilo Cavalcante
Horário: 17h
Local: Parque Eduardo Gomes


Dia 2 de Maio – Apresentações Artísticas


Árvore em Fogo
Cambada De Teatro Em Ação Direta Levanta FavelA... - Porto Alegre/RS


Sinopse: Através de poemas a montagem Árvore em Fogo conta a história da vida e obra de Bertolt Brecht, um jovem nascido da burguesia alemã que renega sua classe, responsável pela escravidão, ao trocar seu ofício de médico, pela carreira de encenador teatral. Tem um filho morto em campo de batalha, foge da guerra se refugiando em vários países ao ter seu nome na lista negra de Hitler. Árvore em Fogo é um alerta para a necessidade da liberdade. Junto com Brecht, a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FAvelA, afirma: de hoje em diante temeremos mais a miséria que a morte.


Direção Coletiva
Data: 2 de maio
Horário: 10h
Local: Parque Capão do Corvo


O Homem da Cabeça de Papelão
Grupo Hora Vaga – Garibaldi/RS


Sinopse: Narra a história de Antenor, um cidadão do lendário País do Sol. Onde Antenor dizia sempre a verdade. Não a verdade inútil, mas a verdade verdadeira. Por isso não era tolerado no convívio social. Era visto como mau companheiro. Porém, o homem apaixona-se, e para poder ficar com a amada, ele deve mudar e ser como os demais, deve trocar sua cabeça padrão, fabricada em série, por uma cabeça de papelão.


Diretor: Hermes Bernardi
Data: 2 de maio
Horário: 11:15
Local: Parque Capão do Corvo


Ao Divagar se vai longe e de Bicicleta Mais Ainda...
Cia. UmPédeDois – Porto Alegre/RS


Tudo começa quando os dois palhaços e grandes amigos, Camomila e Quindim, resolvem que juntos e através de uma incrível bicicleta, podem desvendar todos os seus sonhos e através deles chegarem a qualquer lugar que imaginam! Então partem! E perambulam bastante... Até que entre uma pedalada e outra passam a sentir uma necessidade inexplicável de já expressarem todas suas grandes conquistas.


Data: 2 de maio
Horário: 14h
Local: Parque Capão do Corvo



AUTOMÁKINA - Universo deslizante
Grupo De Pernas Pro Ar – Canoas/RS


“Automákina - Universo Deslizante” se desloca pelas ruas e praças das cidades. Por esses caminhos se apresenta o mundo do Duque Hosain'g, Um mundo portátil, pessoal e impenetrável. É como se ele tivesse optado por levar o universo junto a si, construído a partir de seus múltiplos aspectos, os quais concretamente ganham vida. Seus pensamentos, as músicas que executa e seu DNA se confundem com a nave. O tempo é deslizante e incerto. Rasgando o espaço urbano sua procura é surpreendente. O estranho o acompanha e transforma tudo que está a sua volta.


Direção: Jackson Zambelli.
Data: 2 de maio
Horário: 15h
Local: Parque Capão do Corvo


Sacra Folia
Cia. Stravaganza – Porto Alegre/RS
Sinopse: Nesta montagem, a Sagrada Família erra o caminho ao fugir de Herodes e vem dar com os burros no Brasil. Em meio a perseguições e confusões, o que mais aparece em Sacra Folia é a realidade brasileira, o bom humor e o jeitinho que os brasileiros dão para sobreviver, Natal após Natal.

Direção: Adriane Mottola
Data: 2 de maio
Horário: 16h
Local: Parque Capão do Corvo



Dia 3 de Maio – Apresentações Artísticas

A Megera Domada
Grupo Ueba Produtos Notáveis – Caxias do Sul/RS


Sinopse: A peça emprega o jogo de máscaras que faz referência à Comédia Dell’Arte em uma trama onde Batista estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem - a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes - que sua filha mais velha, a megera Catarina, consiga antes um esposo. Os rivais, nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa pela jovem.


Direção: Jessé Oliveira,
Data: 3 de maio
Horário: 10h
Local: Calçadão


O Negrinho do Pastoreio
Oigalê Cooperativa De Artistas Teatrais - Porto Alegre/RS

Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. É a lenda mais autêntica do folclore do Rio Grande do Sul. Conta a saga de um escravo que por ter perdido uma corrida de cavalos é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.

Direção: Sergio Etchuchury
Data: 3 de maio
Horário: 11:15
Local: Calçadão


O Dilema do Paciente
Grupo Teatral Manjericão - Porto Alegre/RS


Sinopse: O espetáculo inicia com uma trupe de artistas que vem exibir seus números circenses na praça. Quando chega o número dos palhaços acrobatas descobre-se que um deles está cheio de manchas azuis pelo corpo. Passando por um complicado esquema médico, e diante de tanta falcatrua o palhaço perde a paciência e decide não acreditar mais nos médicos, retornando para o circo em um desfecho tragicômico.

Direção: Márcio Silveira dos Santos
Data: 3 de maio
Horário: 14h
Local: calçadão


O Vendedor de Palavras
Grupo Mototóti – Porto Alegre/RS

Em cena a história de Milho, um amante dos livros que sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas. Ele se dá conta de que há uma grande falta de palavras no mundo, e por isso as pessoas ficam repetindo as poucas que têm. E, se cada palavra equivale a um pensamento novo ele poderia se tornar um vendedor de palavras, e fazer com que as pessoas pensem mais e melhor.
Na trama também estão os avós de milho, Adam, um senhor inglês que vive em conflitos com Odete, a avó alemã. O sotaque carregado do casal é garantia do humor próprio do teatro popular, feito para a rua. Acima de tudo uma história de amor, às pessoas, às palavras e aos livros.


Direção: Arlete Cunha
Data: 3 de maio
Horário: 15h
Local: Calçadão


O Pequeno Circo e Outras Criaturas
Cia Circo Teatro Capixaba - Vitória/ES

Data: 3 de maio
Horário: 16h
Local: Calçadão



Alice e Severino
Bando La Trupe – Natal/RN


Data: 6 de maio
Horário: 17h
Local: Associação Nossa Senhora das Graças – junto a AABB Canoas




Encontros e Debates


Debates sobre espetáculos da Mostra
Data: de 1 a 3 de maio
Horário: 18:30
Local: AABB Canoas - Rua Santa Terezinha 860, Bairro Nossa senhora das Graças


Lançamento conjunto dos DVD’s: 10 anos da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais – RS e "El Quijote" do Grupo Pombas Urbanas – SP.
Data: 4 de maio
Horário: 19h
Local: Sala P.F.Gastal do Centro Cultural Usina do Gasômetro – Av. Presidente João Goulart, 551, POA / RS


Espaço aberto - Grupos e Artista integrantes da RBTR realizam exposição de materiais, debates e palestras.
Data: 5 de maio
Horário: 18h
Local: AABB Canoas - Rua Santa Terezinha 860, Bairro Nossa senhora das Graças


7º Encontro de Articuladores RBTR & I Encontro de Articuladores do Mercosul
Data: de 4 a 6 de maio
Horário: das 9 ás 12h e das 14 ás 16h
Local: AABB Canoas - Rua Santa Terezinha 860, Bairro Nossa senhora das Graças


Mais Informações
http://www.rbtrrs.com.br/
http://redeteatroruars.blogspot.com/
www.twitter.com/rbtr_rs