sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Imagens da Manifestação




Porto Alegre também se mobilizou e participou da manifestação nacional a favor da liberação dos espaços públicos abertos para a realização de atividades artísticas, independentemente de censura ou licença.





segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SERVIÇO:

ARTISTAS AMORDAÇADOS EM FRENTE À PREFEITURA POA!
Coloque o seu figurino e venha!

Manifestação a favor da liberação dos espaços públicos abertos para a realização de atividades artísticas, independentemente de censura ou licença.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR!!!

Rede Brasileira de Teatro de Rua/RS amordaçados simbolicamente no próximo dia 23 em ATO PÚBLICO pelo cumprimento da Constituição Brasileira.

Dia 23 de Agosto de 2010
Horário: Das 10h30.
Local: Concentração em frente a Cia de Artes POA -RS

"é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"

Constituição Brasileira, artigo 5º termo IX

No dia 23 de agosto (Dia do Artista e Dia Contra a Injustiça), na frente da Cia de Artes, a partir das 10h30, em Porto Alegre, os grupos de teatro de rua/RS darão início a uma manifestação, em conjunto com todos os artísta de rua e circo que queiram aderir e se manifestar a favor da liberação dos espaços públicos abertos (ruas, praças, vielas, jardins, parques) para realização das suas atividades artísticas. A manifestação será feita por todo o país.

Em Porto Alegre estão confirmadas as presenças dos grupos:

POVO DA RUA-TEATRO DE GRUPO-
GRUPO TEATRAL MANJERICÃO
UM PÉ DE DOIS
TIA (Canoas)
DE PERNAS PRO AR (Canoas)
LUCIANO FERNANDES
OIGALÊ
UEBA – Em Caxias do Sul
GUTO PASINI - Em Passo Fundo
TIA e DE PERNAS PRO AR - em Canoas

Os artistas seguirão em cortejo até frente a prefeitura de Porto Alegre em um ato simbólico do artista popular. Neste momento ocorrerá leitura a população de uma Carta Aberta (que será encaminhada aos Prefeitos, Governadores, Secretários de Cultura, MinC, FUNARTE, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselhos Municipais e Estaduais de Cultura, vereadores, deputados e senadores).
SOBRE A Rede Brasileira de Teatro de Rua / Rio Grande do Sul (RBTR/RS)

Desde 2009 agrega diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins que visam a construção de políticas públicas permanentes que garantam a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua nessa cidade. Essa rede propõe ações que possibilitam o desenvolvimento de reflexões sobre o teatro de rua em âmbito nacional, bem como sobre sua relação com a cidade. Os integrantes da RBTR/RS juntamente com RBTR dos demais estados defendem a valorização do espaço público aberto como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim esse espaço torna-se ambiente propício à ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona.

Realizações:
- 3º Encontro Regional da Rede Brasileira de Teatro de Rua da Região Sul,dentro dos 10 anos do Fórum Social em Canoas; Janeiro(2010)
- 7º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em Canoas ; Maio 2010.
Sobre a RBTR (Rede Brasileira de Teatro de Rua)
Criada em 2007, a Rede Brasileira de Teatro de Rua é atualmente formada por movimentos e grupos de 27 estados brasileiros. Já realizou sete encontros, trazendo inclusive grupos da Argentina e da Colômbia para os debates.
A Rede Brasileira de Teatro de Rua é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo