quarta-feira, 19 de agosto de 2009

2º ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DA REGIÃO SUL


Caros colegas do teatro de rua brasileiro, nesta quarta dia 19 haverá o nosso 2º encontro de Teatro de Rua da região sul. Um acontecimento histórico na categoria rua. Na efervescência de 13 grupos de Rua do Brasil, mais três articuladores convidados, Márcio do Manjericão (RS), Kike da Stravaganza (RS), Cleber do Paraná e Jussara do núcleo de pesquisa de Teatro de Rua de SP, irão discutir e propor novas ações efetivas para a categoria. Bem como socializar o que cada movimento da Rede Brasileira de Teatro de Rua em seus estados debateram sobre o prêmio Funarte de Rua e propostas de melhora no edital. Combinações para o VI Encontro Nacional no Acre e novas regionais.
Segue release do evento, divulgado pela organização do 16º Festival Floripa Teatro – Isnard Azevedo, que não é mais competitivo e cresceu muito. Embora nos locais descentralizados os grupos de rua estão utilizando tendas para se apresentarem nestes dias chuvosos.
Integrando a programação Festival , será realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 9h30, na Casa da Memória, o 2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul.
O propósito principal desta iniciativa da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) é fortalecer o artista-trabalhador de Rua e o movimento em busca de políticas públicas mais abrangentes, inclusivas e democráticas para a cultura. Pode participar da reunião, gratuitamente, qualquer interessado no assunto e a palavra é aberta a todos que quiserem expor suas atividades, processo criativo/produtivo e necessidades.
A primeira edição do encontro da Regional Sul ocorreu em 2008, também durante o Floripa Teatro, com a presença um articulador do Rio Grande do Sul, um articulador do Paraná e sete de Santa Catarina. A intenção é dobrar o número de participantes este ano. O resultado da conversação será transformado em uma carta, a exemplo das elaboradas por outros estados e regiões do país, para ser encaminhada ao próximo Encontro Nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua, agendado entre os dias 1º e 4 de novembro, no Acre.
A RBTR foi instituída em março de 2007, em Salvador, com a presença de articuladores da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo. A entidade é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os artistas e grupos pertencentes a ela podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e multiplicar suas ações e pensamentos.
O intercâmbio da RBTR ocorre através de fórum virtual, entretanto, toda e qualquer deliberação é feita apenas em reuniões presenciais, objetivando promover a produção, difusão, formação, registro, circulação e manutenção de grupos de teatro de rua e de seus fazedores.


Márcio Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário