quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia 21/12/2010 – Terça-Feira / BANZEIRANDO – Uma Jornada Teatral pelos Rios da Amazônia / Diário de bordo e terra





São 5h da manhã e no barco o comandante Zé Ribeiro liga os motores. Partimos para Manaus. Uma viagem tranqüila neste rio cuja dimensão da largura é assustadora, existem partes que quase não se vê a outra margem de tão largo que é! Durante a viagem nos impressionamos com as águas escuras e claras do Rio Amazonas. Em certas partes deste o barco tem que se deslocar de uma margem a outra para escapar do pedral do fundo, o que torna a viagem demorada e cansativa.
Durante a viagem o povo do barco põe em dia as anotações e avaliações, alguns arrumam as malas, outros se exercitam. Mas na grande parte do tempo contemplamos a beleza desta região. No meio da tarde já estamos chegando no estaleiro de Manaus, nos impressionamos com a quantidade de lixo nas águas e margens, eis o sintoma de cidade grande onde o ser humano perdeu de certa forma a noção do estrago que causa a natureza. O comandante e os ajudantes atracam o barco junto a uma balsa no estaleiro.


Combinamos entre os artistas dar um passeio na cidade antes do anoitecer enquanto Seu Zé encontra uma boa proposta de conserto no barco. Saímos de voadeira até o porto de Manaus, caminhamos ate o centro e lá jantamos e conversamos sobre o estranhamento dos enfeites e decorações de natal na cidade. Muitos de nós nem lembravam da questão do natal daqui há alguns dias, um estranhamente total. Confesso que pra mim foi um choque! Andar na zona franca de Manaus depois de quase trinta dias num barco apresentando pra localidades que jamais lembravam desta data adorada pela indústria e o mercado de vendas. Aos poucos nos acostumamos também com a movimentação e aglomeração de pessoas pelas ruas e praças, menos a Anelise.
Voltamos para o barco, nossa última noite dormindo na terceira margem. Amanhã pela manhã última intervenção de rua, no largo São Sebastião em frente ao histórico Teatro Amazonas.
Vamo que vamo!!
Márcio Silveira dos Santos
Grupo Teatral Manjericão

Nenhum comentário:

Postar um comentário