terça-feira, 2 de março de 2010

Relato do Acre - dias 01 e 02/11/09

Bom pessoal relato aqui alguns momentos do encontro no Acre como os demais colegas, contribuindo e socializando na RBTR petiscos do que caminhamos por estas terras fronteiriças do Brasil. Gente por demais interessada e correndo em busca de melhores ações.


No domingo, dia de chegadas, 2h de fuso é confuso p quem chega. Calor de derreter (gostei) no aeroporto Lenine e Ed James – Presidente da FETAC, aguardam Eu e Xisto (Circo volante MG), mineiro que trouxe uma purinha e queijo de Minas, mazzaa! Feitas as honrarias e apresentações partimos para o centro da cidade, direto para comida, pois era meio dia e pouca aqui. Lá estavam Richard, Santini (teatro de cordel RJ) e Cristiano (3ª Margem MG), Vanderlei (palhaço orelha RJ)e demais companheiros. E aos poucos foram chegando mais gente, Noemia e Flávio (SP) pessoal da Cidade de Ariquenes de Rondônia: Raimundo, Marta e Roberto. Nivaldo de Manaus. Licko (RJ) e Kuka (BA) chegam poś meia noite.
Quando a tardinha foi chegando fomos preparar terreno p/ a apresentação do Off-Sina, Richard com Café Pequeno da Silva e Psiu na praça do Mercado Velho. Arrebentou! Público aos montes e em delírio. Um momento mágicos para o povo de Rio Branco. Foi só terminar p desabar uma chuva torrencial e providencial. Depois janta e o povo já ocupa metade do restaurante, ganhamos corpo e força, todos com o mesmo objetivo: realizar um baita encontro que ecoe no Brasil e fortalecer a rede no Acre e região. E mais é claro.

O primeiro dia oficial do 6 encontro de articuladores de teatro de rua, segunda de finados ressuscitamos, como todos os dias ao acordarmos, a vontade imensa de articulações em prol do Teatro de rua. Nesta imensidão de Brasil, o Acre nos é acolhedor no que tange os anseios da RBTR em galgar aos poucos os degraus da união e bem estar de todos das várias redes. Pois ao se discutir Governos, Pec, Editais (ponto alto foi a discussão do artes de rua), leis, conferencias de cultura (outro ponto alto), forma e função, estética e poéticas estamos falando de todos! Eis uma grande clareza dos 60 efetivos articuladores, fora os flutuantes que nos acompanham e se apresentam, como a excelente Quadrilha pega-pega, do movimento de quadrilhas (!) e seus 30 articuladores da arte popular e energética, mas que fôlego!
Discutimos os avanços da cartas dos encontros anteriores e estudamos e analisamos os órgãos públicos e seus integrantes em cada região via conferencias de cultura. Pensamos ações efetivas para a volta nos Estados! Os relatos dos articuladores são diversos. Os grupos do Acre possuem uma proficiência nas discussões e boa articulação na região. Rondônia e Amazonas estão se estruturando e já é perceptível a união e as idéias novas que fluem por aqui, no horto florestal; em meio as muitas mangueiras e jacas, jacarés, casas de pau e palhas. Há a oca do lanche, típico da região que nos surpreendem com uma culinária riquíssima e estimulante para pensar nesta diversidade tão grande do Brasil; e como agimos de diferentes formas diante dos editais, governos e movimentos.
O pessoal daqui é bravo e forte. Como Cícero (Grupo Saci), repentista que nos brindou em vários momentos com seus versos surpreendentes e sua companheira Chica Brejeira que entoou “menos burocratas pra diminuir a burocracia”. Também Juliano (Vivarte) levantando sempre os conflitos, divergências, diferenças e a força que isto trás p o coletivo da região “o conflito faz parte do desenvolvimento humano”. O companheiro estradeiro da América latina Rogério e sua família circense a rodar numa Brasilia 78, que está parada lá no Ceará com monocilclo, pernas de pau, etc. Rapaziada que rodou muito por aí, comendo poeira. Estão nos mostrando o que é ter cupuaçu e açaí nas veias acreanas. Não podendo deixar de citar o pessoal das cidades de Feijó, Cruzeiro, grupos como o A e E do Edinho, Trincheira (excelente nome) da Andréia e Advânia/Neca. Cezar (sapiência) com o grupo De Olho na Coisa. Paulo e Robson do Grupo Camalearte, o Diego da Cia Vitória Régia, Carol da fundação e claro Lenine, Ed, todo pessoal da Fetac ou não. Todos numa só lida, batalha, labuta em articulação constante. Que as discussões decisões ecoem muito para além das fronteiras e barreiras. Que mostre quem somos diante dos caras que ficam atrás da mesa com o CU na mão!
Richard disse: O local dialoga e o BR ataca! Temos aqui 8 Estados!
Já conclamo o povo do RJ para o dia 5 tocar o horror no dia da entrega da carta da RBTR sobre os entraves de apresentação nos espaços públicos do Rio, para o Sr Prefeito. Lilian colocou na rede. Por aqui lemos e discutimos, mexemos também neste dia, mas já off-dia, já noite no hotel, não paramos nunca.
Pós janta uma cantoria com os repentistas e muito tambor. Roda e canto pra desvelar o manto das tranqueiras deste País!
Seguimos daqui. Os tambores da selva já começaram a rufar..... vamos desobstruir certas conexões e religá-las....

abraços.

Márcio Silveira (por aqui só: oh gaúcho gremista!)
articulador do RS ou seria região sul?'

Nenhum comentário:

Postar um comentário