terça-feira, 2 de março de 2010

Relato do Acre - dias 03/11/09

DO LOCAL PRO NACIONAL
A REDE QUE SE ESTRUTURA DE DENTRO P FORA DE BAIXO P CIMA.

Tivemos uma terça feira pra lá de gorda nos resultados e discussões no encontro. Puxada forte de rede!!! Pescando idéias e propostas que possam não convalescer nas esferas públicas e nossos HDs.
O segundo dia efetivo/oficial do encontro começou com o informe do Licko sobre contato do Marcelo Bones. Que no final do dia já teríamos um retorno consistente de reunião na Funarte de uma comissão tirada aqui no encontro p conversar sobre a carta do Acre e demais assuntos, pós dia 15 de Nov.
Um dos pontos autos da pauta foram as experiencias e possibilidades de ampliação da colaboração em rede. O pessoal da região é muito antenado no global, mesmo com os pés na aldeia. Partimos das dificuldades reais desta diversidade de caminhos que é o norte. Afinal viemos p fortalecer a rede do Norte. Que ganhou melhores definições no encontro. Foi um momento mágico e importante politicamente na região e no BR.
A seguir alguns comentários do companheiros, para se ter uma idéia das dificuldades e soluções deste povo da rua e uma possível reflexão com vistas a nossas ações. Não que tenhamos que ser assim também, mas é realidade local e que essas diferenças devem ser levadas em conta na hora de aprovação de editais divididos por regiões, etcs. Um dos pontos interessantes do encontro que verão na carta do Acre.
Raimundo, de Ariquemes, Rondônia: Há diversos segmentos em rede, pontos de cultura por ex. Temos q fazer parcerias, assim o fluxo se torna dinâmico. Há os pontões q capacitam os pontos. Não há necessidade de criar um ent juridica, grande problema da área. Fortalecendo campos articuladores na região do Norte.
Nivaldo, Manaus: precisamos esquecer as diferenças. Preciso organizar o meu quintal, para falar depois do vizinho. Ousadia! Temos a mania de achar q é difícil só para nós, esquecendo do coletivo das dificuldades, criaremos uma maturidade p mais adiante.
Cézar (grupo De olho na coisa): Nossa articulação deve ser horizontal. Não é preciso gostar do outro, mas nos unidos por interesse comum.
Lenine: Não podemos criar tantos conflitos e sim como irmãos realizar a criação de uma rede aqui. Depende deste encontro e dos interesses comuns.
Flávio (os inventivos-sp): o entendimento é lento. Demanda um tempo e um estudo p entender. Para contribuir mais precisamente.
Ligia Veiga que chegou contribuindo (salve!): É preciso aceitar as diferenças. Se comprometer realmente, de estar construindo na rede juntos, é fundamental enquanto ser humano, pessoa neste contexto todo. Entender esse macro, observar. Há uma diversidade. Nosso oficio é este. Precisamos costurar mais esta rede. Precisamos aceitar o outro, somos testemunha da coisa.
Juliano: (Vivarte-Um ótimo confrontador). Temos problemas e precisamos articular estes detalhes. Resolvê-los já!
Edinho de cruzeiro do sul, quase Peru. Tava saindo para o Próximo Ato, Está na rede há um dia e comenta a felicidade de receber emails de outros grupos. (Um passo simples que a rede proporciona e que revoluciona a vida deste artista). A questão do translado para apresentar teatro de rua é complicadíssima. Certa vez fiquei 13 horas atolado na lama com 30 reais no bolso!
Rogério: Para se criar a rede do acre, precisamos nos transformar antes p depois transformar o outro. Existe coerência nas outras oralidades. É preciso descentralizar.
Amarildo, um batalhador de Xapuri, terra de chico Mendes, do Grupo Porongas, 10 anos. Lá a situação é idem para todo BR, principalmente o RJ para este dia 05. São proibidos pelo prefeito de apresentarem na rua, muitos são presos de fato. É ultrajante e inadmissível!

A partir destes e mais uns 40 relatos partimos para propostas a carta.
Além do alinhavamento para a rede de buscar como temática de mobilização de 27 de março de 2010, a questão da proibição de uso dos espaços públicos pelos artistas de rua e afins.
Entre outros assuntos passamos para feitura da carta do acre. Coletivamente relemos as cartas anteriores e propomos mudanças, etc. Um debate fecundo e conflituante, mas fundamental para compor a carta que todos receberão na sequência.
No ponto de pauta para definição do local para o próximo encontro 7ª edição, foram colocadas as propostas dos articuladores do Espírito Santo e do RS. Após votação e argumentações decidimos que será no RS, em Abril ou Maio. A RBTR/RS está desde já correndo para a produção deste evento. Vamos na rede pensar em articulações sobre passagens, pois não dá para contar com certos apoios, a rede deve discutir estratégias desde já neste assunto..
Feitas as ações, fomos contemplados com a apresentação do grupo Vice-versa do Acre com o espetáculo de rua Comédia Del'Acre - devido a chuva e escuridão realizaram dentro da oca de debates. A noite vivência artística puxada pelos colegas Santini e Cicero, repentistas da porra!!

Pessoal da rede nosso momento é, embora certos descontentamentos, de fortalecimento total, uma rede crivada de nós que nos fazemos ser. Gandhi já colocava: Seja a mudança que você quer ver no mundo, então o que estamos esperando para efetivamente assim ser/ver?
Bom por enquanto era isso, devo ter esquecido de um zilhão de detalhes, mas tá valendo a breve socialização.

E VIVA O TEATRO DE RUA E AFINS!!

Márcio Silveira dos Santos
articulador do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário